Cheguei à Semana de Capacitação cheia de dúvidas e com muita curiosidade acerca de como seria a metodologia do Projeto Autonomia Carioca. Sabia que era diferente, pois no ano anterior havia duas turmas de aceleração 3 em uma das escolas em que trabalho e, quando passava na porta da sala dessas turmas, via os alunos em círculo e cartazes colados por todas as paredes. A professora se apresentou, uma paraibana "porreta" de simpática, que logo conquistou a todos da sala. Havia mais duas pessoas com ela: Juliana e Romero, que a ajudavam ao longo do dia. Como no local as cadeiras eram fixas no chão, não pudemos passar a semana em círculo, como prevê a metodologia, mas a dinamização das aulas nos foi passada com bastante clareza e entusiasmo. Basicamente, a aula se divide em: Acolhida (quando o professor recebe os alunos no início da aula), Problematização (seria uma atividade que faça com que o aluno se interesse pelo assunto da aula; preferencialmente contextualizando o conteúdo a ser visto), Apresentação da Teleaula (ah, esqueci de dizer que a metodologia se baseia nas teleaulas do Telecurso - Fundação Roberto Marinho), Leitura de Imagem (uma interpretação do que foi visto na teleaula; a "alfabetização do olhar", Trabalho com o Livro (onde o professor norteia o aluno em seu trabalho de aquisição do conhecimento), Atividade Complementar (parte da aula onde o professor pode sugerir atividades que não estejam no livro) e Avaliação (tanto da aula, quanto dos alunos e do próprio professor). A partir da descrição da metodologia, comecei a perceber o quão interessante seria estar com os alunos, e o quanto de dedicação eu teria que ter pelo Projeto. Continuando com a metodologia, a turma também deve ser dividida, desta vez em 4 equipes: Coordenação (os participantes são responsáveis pelo andamento das tarefas do dia, por ajudar o professor no que ele precisar, por cuidar do material comum e pela limpeza e organização da sala de aula), Avaliação (responsável pela análise dos prós e contras das aulas, da participação dos alunos e também do professor), Síntese (extremamente importante, pois eles são responsáveis por fazer um resumo da aula anterior e apresentar aos colegas) e Socialização (responsável pelas comemorações, lembretes de aniversário e também por perceber se algum colega precisa de ajuda na caminhada). Ao saber disso, comecei a ficar receosa, pois sei o quanto é difícil para os alunos trabalharem em grupo. Sim, é essencial que trabalhem em grupo. Até eu mesma tenho problemas no trabalho em grupo, admito. Sou extremamente perfeccionista e muito crítica sobre o que faço. Nem todo mundo é assim. Mas desenvolvi bastante esse lado - aceitando o trabalho em equipe - durante esse período. Uma imagem que, ao meu ver, resume a metodologia do Projeto Autonomia Carioca é:
A difícil e motivante tarefa de ensinar a conviver. :)
A imagem postada pode ser encontrada em: http://www.acs.min-saude.pt/coordenacao-internacional/cooperacao/
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