Pesquisar este blog

domingo, 4 de setembro de 2011

A Avaliação Diagnóstica de Matemática

               Antes de começarmos qualquer matéria, a a Fundação Roberto Marinho aplica uma avaliação diagnóstica de Matemática e outra de Português. No dia planejado para a aplicação da avaliação de Matemática, houve tiroteio nas proximidades (estamos localizados perto da comunidade do Chapadão, que há uns 2 anos vem sofrendo com constantes tiroteios). Havia pouquíssimos alunos - sinceramente não entendo como uma mãe ou um pai manda seu filho para a escola sob um forte tiroteio... O planejamento foi mudado e a avaliação foi adiada para a próxima aula. Neste dia, os alunos ficaram nervosos quando falei "avaliação". Expliquei a eles que essa avaliação seria um parâmetro para sabermos o que eles sabem atualmente e confrontar o resultado com uma nova avaliação daqui a algum tempo. Seria também uma forma de avaliar meu trabalho, se estou atingindo os objetivos propostos. A tensão sumiu, ficaram mais relaxados. Era uma avaliação que considerei muito fácil, com questões simples. Achei que eles "tirariam de letra". Mas... (quando chega a hora do "mas...", sempre tem um probleminha) para meu espanto, a média da turma foi 2,0. "- Como assim, 2,0?" - eu me perguntava. Decidi corrigir a avaliação junto com eles, para que vissem onde estavam errando. Eles mesmos, ao final da correção, disseram que erraram coisas bobas e que, se tivessem prestado mais atenção, teriam tido um resultado melhor. Percebi que teria muita dificuldade em trabalhar o raciocínio lógico dos meus meninos. Mas sabe de uma coisa? Fui muito bem explicando Matemática! :)

5 comentários:

  1. Créditos da imagem: http://www.downloadmx.net/2010/08/curso-completo-de-raciocinio-logico.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,professora Diana! Seu blog está muito bem estruturado e mostra seu compromisso com uma educação de qualidade!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo carinho de sempre, Lu! :) Sei que posso contar com vc sempre que precisar!

    ResponderExcluir